São Paulo

(11) 5566-1000

Barueri

(11) 4191-8000

Demais Localidades

0800 755 9000

Além do pinga-pinga que pode incomodar bastante, uma torneira vazando pode também prejudicar a carteira. Por isso é importante saber fazer o conserto de torneira pingando, nem que seja em situação emergencial.

Uma torneira vazando ou pingando é um dos maiores vilões da conta de água. Em apenas um dia, uma torneira pingando pode chegar a gastar até 40 litros de água. Em um ano, esta torneira gasta 1.200 reais.

Sem contar com o fato de que a água potável é um recurso que pode se tornar escasso, como aconteceu em São Paulo durante o ano de 2014.

Não é difícil de entender como uma torneira pingando pode ser um problema, não é mesmo? Caso você esteja com o vazamento em uma torneira, saiba que é possível consertar sem muitas complicações. Aprenda aqui como fazer o conserto de torneira!

Ferramentas que você precisa para consertar torneira:

  • Chave de fenda ou chave Philips;
  • Alicate bomba d’água, alicate de pressão, chave de boca, chave inglesa ou chave de grifo. (qualquer chave ou alicate que permita retirar o reparo funciona);
  • Vedantes da torneira (também chamados de carrapeta, courinho da torneira, bucha, etc… depende da região).
  • Em alguns casos é necessário a troca do reparo da torneira.

Geralmente, apenas a troca do vedante da torneira já é o suficiente para acabar com o pinga-pinga, porém, nem sempre é possível achar esta peça vendida separadamente. Nesses casos é preciso comprar o reparo completo ou improvisar outro vedante. Mas vamos ao passo a passo de como consertar uma torneira vazando ou pingando.

Como fazer o conserto de torneira vazando

  1. A primeira coisa a ser feita é fechar o registro geral para poder realizar o conserto de torneira pingando. Com o registro fechado, abra a torneira para que todo o excesso de água vá embora.
  2. As torneiras com cruzeta simples, o tipo mais comum de torneira, e as torneiras com formato arredondado são bem fáceis de abrir. Geralmente, este tipo possui uma “tampinha” que esconde o parafuso.
  3. Também é comum que a tampinha tenha a marca da torneira, facilitando a identificação. Basta remover esta tampinha com um alicate (algumas são rosqueadas, outras apenas encaixadas).
  4. Ao remover a tampa, é possível ver um parafuso, fenda ou Philips. Remova o parafuso usando a chave correta e retire a cruzeta.
  5. Agora é possível ver uma peça na cor cobre ou dourada. Esta peça, chamada de reparo ou MVS, é responsável por garantir o funcionamento correto da torneira.
  6. Para retirá-la é necessário o uso do alicate ou chave de boca. Basta usar o alicate para soltar a peça e terminar de desrosque-ar com a própria mão.
  7. O problema de vazamento está inteiramente localizado nesta peça. Na ponta do reparo existe uma borrachinha, ela é responsável pela vedação da água.
  8. Na grande maioria das vezes o problema de vazamento está na borrachinha. Verifique se ela esta cortada ou simplesmente muito gasta.
  9. Basta substituir a borracha vedante por uma nova e montar a torneira novamente. Bem fácil e rápido.
  10. Caso seja necessário comprar o reparo inteiro, lembre-se de levar a peça para a loja onde será feito a compra do novo reparo e peça um idêntico.
  11. Torneiras de ¼ de volta também podem apresentar vazamento. Porém, elas não possuem borracha de vedação, já que o mecanismo de fechamento é diferente. Nestes casos é necessário trocar o reparo.
  12. Porém, o método de montar e desmontar a torneira é idêntico a montagem e desmontagem de torneiras comuns, só é necessário tomar mais cuidado para não arranhar o cromo das peças.

Como consertar o vazamento de torneira com urgência

As vezes a torneira começa a pingar em um horário não conveniente, ou então ela espana de vez e fica impossível fechá-la. Também pode acontecer de não ser encontrado peças para realizar o reparo.

Para não ficar com a torneira pingando e desperdiçando água e também para não ter que ficar desligando o registro, é possível improvisar no conserto.

Para realizar um reparo de emergência em uma torneira pingando basta fazer o mesmo procedimento que explicamos logo acima. Porém, na hora de trocar a borracha de vedação, é possível utilizar outro tipo de borracha.

Alguns exemplos do que pode ser usado são:

  • Pedaço de câmara de ar;
  • Borracha do êmbolo de seringas;
  • Arruela de borracha usada em pregos para telha.

Para realizar o conserto emergencial para conserto de torneira, basta pegar um material de borracha e ajustar para o tamanho da borracha do reparo e fazer a substituição. No caso das arruelas de borracha em pregos para telha, não é necessário ajuste na maioria das vezes.

Com essas dicas simples é possível consertar uma torneira pingando ou vazando de forma rápida.